Inicialmente, a tinta corporal continha um significado totalmente diferente. Tatuagens tribais tradicionais foram usadas como proteção. As tatuagens também carregavam o aspecto espiritual; as pessoas honravam os deuses com tatuagens e obtinham os símbolos no corpo para obter energia. As tatuagens tradicionais tinham símbolos e imagens específicos que carregavam um significado muito especial. Um desses estilos tradicionais de tatuagem que tem uma história de milhares de anos é a tatuagem tibetana.
Um dos símbolos tibetanos mais importantes para a tatuagem é a flor de lótus. A flor está intimamente ligada ao budismo. O processo de floração da flor simboliza o despertar após a distração. Flor de lótus simboliza o crescimento espiritual do utente. Às vezes a flor de lótus é retratada com o mantra OM Mani Padme Hum. Na tatuagem tibetana, o lótus é retratado em cores diferentes e, dependendo da cor, o significado da tatuagem pode mudar. Rosa é o símbolo da pureza de Buda. O lótus branco simboliza a pureza da mente. Flor vermelha significa pureza de coração e azul é o símbolo do desejo físico.
Outra tatuagem popular tibetana é tatuagem de roteiro tibetano. Um dos melhores tatuagens tibetanas é o mantra Om Mani Padme Hum. Mantra significa proteção da mente e usar essa tatuagem irá proteger seu corpo e mente. O mantra contém todos os ensinamentos de Buda. O mantra é coberto com cores diferentes. Om significa generosidade, Ma significa ética, Ni significa paciência, Pad é o símbolo da diligência, Me significa reencarnação e Hum significa sabedoria.
Tatuagens de lótus e mantras são principalmente pintadas no braço, no pulso e no ombro, mas você pode colocá-lo onde quer que você ache que ficará melhor.