No ano de 1769, a arte da tatuagem Maori foi introduzida pelo povo da Polinésia Oriental para pessoas que vivem na Nova Zelândia.
Essas pessoas da Polinésia Oriental eram chefiadas pelo capitão James Cook. A palavra “tatuagem” foi tirada pelo capitão James Cook da palavra taitiana “tautau”. Ao viajar para o Pacífico Sul, o capitão James Cook e sua companhia descobriram as tatuagens das tribos maori e as acharam extremamente bonitas. Isso os levou a introduzir as tatuagens para outras pessoas, tornando-as extremamente populares. Não perca o nosso artigo hoje, ele será dedicado ao tatuagens para homens com motivos maori e desenhos tribais.
Tatuagens para homens com motivos maori
Os maoris são uma tribo de povos nativos da Polinésia, que se estabeleceram na Nova Zelândia por centenas de anos. Tal como acontece com a maioria das aldeias da Polinésia, os Maori têm imagens tribais muito diferentes que foram usadas para tatuar durante séculos. Essas tatuagens são conhecidas como Moko, uma arte sagrada que tem sido usada para marcar chefes, guerreiros e pessoas importantes na cultura Maori. Os desenhos são incrivelmente significativos para o povo Maori. Existe um tipo de desenho Maori, Kirituhi, que é comumente aceito como apropriado para todas as pessoas em geral. Pelo contrário, o processo de Ta Moko é restrito aos orgulhosos maoris que procuram mostrar sua cultura.
Ao contrário de outros tipos de tatuagens, a tatuagem maori é muito técnica em termos de design. Isso significa que você não pode adicionar qualquer projeto que você deseja; Se você fizer isso, o verdadeiro significado da tatuagem pode ser arruinado. De fato, mesmo uma única linha envolvida em tal tatuagem tem um significado muito especial que você deve conhecer. Aqui você pode ver alguns desenhos comuns dessas tatuagens para homens, incluindo seus significados e simbolismos.
Estilos e métodos de tatuagem no século 21 na Nova Zelândia são extremamente diversos. Dos estilos maori tradicionais ao Anime moderno, o estilo é variado e as tatuagens Maori são muito populares na Austrália.
É impossível estabelecer quando as tatuagens de Moko surgiram, uma vez que não há registros escritos, nem houve uma linguagem escrita maori formal. Os historiadores tiveram que confiar nos arqueólogos e nos relatos dos primeiros colonos europeus. Nos locais escavados foram encontradas ferramentas de tatuagem datando dos primeiros colonos, com algumas das mesmas ferramentas usadas em Samoa. Embora os padrões e desenhos variem por todo o Pacífico quando se trata de tatuagens, a técnica de golpear ritmicamente um cinzel de osso, amarrado a um pequeno eixo de madeira, permanece a mesma.
Algumas das primeiras descobertas de tatuagem na Nova Zelândia foram de Sydney Parkinson. Parkinson foi o artista do Capitão James Cook a bordo do Endeavour, quando desembarcou na Poverty Bay em 1769. Ele esboçou e pintou Maori local, que mostrou sua tatuagem de Moko e descreveu em detalhes os diferentes estilos e padrões que ele testemunhou.
Os exploradores notaram que as mulheres maoris não eram tão tatuadas quanto os homens. Seus lábios superiores estavam delineados, geralmente azul-escuros, e suas narinas também eram muito finamente incisadas. O queixo moko sempre foi o mais popular e continuou a ser praticado até nos anos 70.
Ta Moko tatuagens faciais não são apenas para decoração, eles também contam uma história. A descida de uma pessoa é indicada em cada lado do rosto. O lado esquerdo é geralmente (mas não sempre, dependendo da tribo) o lado do pai, enquanto o lado direito indica a descendência da mãe. Se um dos lados da descendência de uma pessoa não fosse de classificação, esse lado da face não teria um design de Moko. Da mesma forma, se não houver um desenho de Moko na área central da testa, isso significa que o usuário não tem classificação ou não tem classificação herdada.
Idéias para tatuagens para homens
Tradicionalmente, a tatuagem era feita como uma cicatriz com formões para marcar a pele. A tinta foi então aplicada à ferida, criando uma tatuagem. Os mesmos padrões foram usados em tempos mais modernos, bem como hoje, com tinta e agulhas, criando uma aparência similar.
Os desenhos são mais simplesmente descritos como linhas de turbilhão de diferentes espessuras, criando uma onda na pele. Na maioria das vezes no rosto, essas tatuagens são um mapa da vida maori, incluindo história familiar e status social. As linhas rodopiantes contam uma história intrincada sobre a vida e a genealogia do portador.
Em vez de imagens de animais, conchas ou corpos celestes, as tatuagens maoris permaneceram relativamente simples, no entanto, o processo, Ta Moko, é longo e incrivelmente doloroso. Embora as tatuagens sejam basicamente linhas de contorno, a complexidade dos padrões criados com as linhas, girando e girando, cria uma imagem complexa. A história pessoal que é revelada nos padrões reflete sua complexidade, mostrando orgulho cultural e familiar.
Hoje quase uma em cada três pessoas tem uma tatuagem. De canetas e flechas a cotas e coordenadas, a tinta está em toda parte. E tatuagens não são apenas para hippies. As tatuagens nunca foram mais aceitáveis na cultura dominante.
Tatuagens para homens
Mas vamos ser reais: a prática da tatuagem não é uma moda nova. Temos aplicado tinta à nossa pele desde o começo da história da humanidade. À luz de sua ascensão meteórica no mainstream, é esclarecedor olhar para as raízes da tatuagem, um costume imbuído de xamanismo e espiritualidade.
Na Nova Zelândia, por exemplo, a antiga prática de tatuagem do povo Maori, chamada moko, recuperou popularidade como um poderoso símbolo de herança e orgulho. Moko é tradicionalmente usado por homens e mulheres, muitas vezes no rosto, nádegas e lábios dos homens; o queixo e ombros em mulheres. O ressurgimento do moko na Nova Zelândia durante o século 21 é uma afirmação do patrimônio, mantendo a cultura maori viva e visível em uma nação cada vez mais diversificada.
A abordagem da tatuagem Maori tem muito a nos ensinar sobre a identidade e a importância de marcar nossos corpos por toda a vida.
O Tatuagens maori são representações visuais do whakapapa (herança familiar) e da hierarquia social. Cada linha, arco e espiral é usado para denominar um hapu (clan), as conquistas da vida e a posição social. Nos tempos coloniais, chefes maori assinavam tratados fazendo seus projetos moko, em vez de escrever seus nomes. Moko é o símbolo supremo de identidade, e para receber um moko, o portador deve primeiro pedir permissão aos anciãos da família. Uma vez concedida a permissão, o desenho é escolhido pelo tohunga tribal (tatuador especialista).
Fazer uma tatuagem requer se comprometer a ficar. Esta não é uma tatuagem que você recebe quando está bêbado após as férias típicas de primavera. Os maoris acreditam que a cabeça é a parte mais sagrada do corpo, sendo a mais próxima do céu.
A arte da tatuagem da Moko é uma declaração literal e figurativa de quem você é e quem você é. Uma tatuagem de moko não é algo que você pode esconder debaixo de uma manga ou colar. É um confronto. Não poderíamos todos usar um pouco mais de audácia na forma como apresentamos quem somos ao mundo?
Moko também é um lembrete para honrar o corpo; o vaso da nossa consciência, dando-nos a capacidade de andar nesta terra.
Em seu livro Moko: tatuagem Maori no século XX, o historiador Michael King cita membro Waimana da tribo, Netana Whakaari, que diz: “Você pode ser privado de todos os seus bens mais valiosos. Mas do seu moko você não pode ser privado, exceto pela morte. Será seu ornamento e seu companheiro até o último dia “.
Desta forma, moko também nos lembra do vazio do materialismo. Honrar o corpo, em vez de cobiçar posses, é um caminho para a saúde e a felicidade. Moko baseia o usuário no que realmente importa: família, comunidade, honra, amor.
A dor é uma parte da nossa jornada. É necessário e lindo. Tradicionalmente, os Tohunga usavam um pequeno martelo e um formão para atingir o padrão na pele, criando sulcos com bordas elevadas, uma combinação inteligente de escarificação e tatuagem. O processo foi extremamente doloroso, e muitas vezes levou um dia inteiro para completar uma pequena porção. Considerando a grande dor que se tem que suportar, não é de admirar que o moko também represente coragem e poder. Além da genealogia, tatuagens de moko também foram feitas para comemorar a dor e os triunfos da vida, como a guerra e o parto.
Moko nos lembra que a dor é outro marco na vida para ser bem-vinda, contribuindo para a sabedoria, o crescimento e o conceito maori de mana (respeito, autoridade).
Tatuagens para homens com motivos tribais
Você é parte de algo maior. Servir como um elo visual entre o portador e sua ancestralidade espiritual, honrando os ancestrais. Expresse que você é o ponto culminante de todas as vidas passadas.
Moko também é sobre quem você é como pessoa, incluindo o que você ainda tem que fazer.
Tatuagens para homens no ombro
O significado de uma tatuagem Maori é muito diferente para um nativo maori do que para um ocidental que nunca esteve na Nova Zelândia ou na tribo Mairo. Isso também significa que você deve pensar cuidadosamente sobre o significado da sua ideia de uma tatuagem Maori antes de gravar esses símbolos em sua pele.
Embora os padrões são diferentes e não refletem objetos, mas conceitos abstractos, o significado de tatuagens Maori pode ser difícil discernir dada sua forma simples, design e padrão sem contexto. Na verdade, os significados da maioria das tatuagens Maori no Ocidente perderam o usuário, uma vez que raramente se relacionam com história familiar detalhada e significado da linhagem.
Alguns não-nativos são padrões sofisticados e detalhadas dessas tatuagens atraentes e encontrar significado em tatuagens Maori relacionadas com o que eles representam na arte da tatuagem em geral. Afinal, a tatuagem tradição Maori remonta há muitos séculos na forma de arte nativa. Esta antiga forma de tatuagem necessário cinzéis para esculpir peças de pele de agulhas, o que causou um entalhadas alguns tatuadores pode recriar a aparência colorida.
Como você pode imaginar, os povos nativos maoris são um pouco chateado com o fato de que as tatuagens não-Maori, inspirada na cultura Maori, porque eles sentem a tatuagem significado Maori não poderia existir sem um conhecimento profundo dessa cultura são feitas.
Esta é a razão pela qual muitas pessoas que decidem fazer uma tatuagem maori devem investigar e compreender os significados da tatuagem para que possam ter uma melhor compreensão do simbolismo por trás e para que possam responder a pergunta qual é o significado de uma tatuagem? ?
Acredite ou não, para muitos nativos Maori, o significado de uma tatuagem Maori dentro de sua cultura é melhor expresso através do rosto.
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre tatuagens para homens do estilo Maori, retornaremos em breve com mais novidades, não deixe de visitar nosso site.
Tatuagens para homens originais
* Design by Moa Madrid Tatoo